Alvenaria estrutural

Seguindo os aprimoramentos regulares do sistema e as solicitações dos usuários, descrevemos abaixo as principais melhorias e novas implementações no sistema CAD/Alvest:

Armaduras construtivas

Com esta nova versão, o usuário poderá definir, segundo seus critérios e/ou necessidades do projeto, os locais onde serão detalhadas armaduras construtivas e quais armaduras serão indicadas, entre ferros verticais (para combater tração e flexo-compressão), grampos e/ou estribos horizontais (para combater cisalhamento e efeito arco [parcela horizontal da força]), grampos de amarração de paredes (juntas-prumo e reforços) e telas (também para amarração de paredes).

Através destas armaduras e das calculadoras, para dimensionamento de paredes estruturais e vergas, o usuário consegue, nos trechos onde o sistema avisa que os esforços ultrapassaram os limites resistentes, calcular, dimensionar e detalhar as armaduras necessárias para a conclusão do projeto.

Novidades para o comando “Inserir bloco/Referência”: teclas auxiliares [F5] e [F6]

A partir desta atualização, o comando “Alvenarias" -> "Inserir bloco/Referência” (e botão equivalente), que já auxiliava muito no processo de definição da Entrada Gráfica de Alvenaria, ficou ainda melhor.

A qualquer momento, agora, durante o processo de inserção de um bloco, o usuário pode mudar o bloco corrente a inserir, dentre outros da mesma família, simplesmente apertando a tecla [F6], para o próximo bloco da família ou a tecla [F5], para o bloco anterior, sem precisar sair do comando.

Editor de Entrada Gráfica de Alvenarias mais completo e unificado

Através do mesmo editor gráfico, o usuário pode definir todos os dados do projeto, inclusive os dados das lajes.

Para maior simplificação do processo de Entrada Gráfica de Alvenarias, agora pode-se definir também os dados de lajes do projeto (lugar geométrico e cargas) no mesmo editor gráfico. Não é mais necessário sair de um editor gráfico e acessar um outro, apenas para definições dos dados das lajes.

Pela barra de ferramentas principal, para acessar os comandos para definição e edição de lajes, basta acionar o comando de ativação da barra específica (barra de Lajes).

Novos tipos de blocos:  canaleta-média, Jota-médio e Jota-alto – que podem ser definidos pelo usuário, nas bibliotecas dos fabricantes cadastrados, completando assim a linha dos blocos para cintas, vergas e cinta de respaldo;

Com o objetivo de tornar as elevações de paredes geradas pelo sistema cada vez mais completas, foi introduzido, através do editor de dados de fabricantes, a possibilidade de cadastramento destes 3 (três) tipos de blocos:

Estes novos blocos, se definidos, são automaticamente utilizados na geração das elevações, quando necessário.

Melhorias significativas para as elevações de paredes

A) Representação, em planta, da 1ª. Fiada, com as paredes transversais, para cada elevação detalhada;

B) Representação (consistência e detalhamento) das armaduras construtivas definidas pelo usuário;

C) Lista de materiais por elevação.

Definições específicas, por parede, de características geométricas e de peso próprio (carga da parede)

Através do comando de edição de dados de parede, pode-se (re-)definir, para uma ou mais paredes específicas de um piso, a sua composição e também o seu peso-próprio.

Armaduras construtivas para trechos com efeito-arco

Pode-se especificar (por critério de desenho), para os lugares demarcados para efeito-arco, as armaduras que o sistema poderá detalhar automaticamente para o combate às possíveis ações de tração (horizontal) e de concentração da flexo-compressão (vertical).

Verificação de tensões limites (cisalhamento e tração), segundo a norma NBR 10387, para blocos de concreto vazados/maciços, de acordo com as resistências pré-estabelecidas pelo usuário, por pavimento

Uma vez definida a tabela de relações de resistências dos blocos, argamassas e prismas, para os diferentes elementos do projeto, e também definidos, para cada piso, qual a resistência de prisma de referência, o sistema pode então encontrar, para cada piso do projeto, as tensões limites para cisalhamento e para tração e compará-las com os valores calculados, em cada trecho de parede estrutural do modelo, e avisar os locais que ultrapassam  os limites de referência.

Visualização das elevações de paredes, a qualquer momento, a partir do Editor gráfico de Alvenaria em planta

Através do comando “Paredes a Visualizar elevações de paredes...” (e respectivo botão, na barra de ferramentas de Paredes), o usuário pode, a qualquer momento, visualizar a modulação e as armaduras detalhadas, para cada parede inserida no projeto, bem como a amarração de uma parede com as paredes transversais, sem a necessidade de sair do Editor de Entrada Gráfica.

Comando de consistência e verificação de lajes, no Editor de Entrada Gráfica de Alvenaria em planta

Este comando possibilita a consistência e apontamento gráfico dos erros nas definições das lajes e carregamentos para o projeto de alvenaria estrutural, sem a necessidade de sair do editor gráfico, para processamento externo desta extração...

Comando para editar dados de portas e janelas, no Editor de Entrada Gráfica

Para facilitar mais a concepção do modelo, através da Entrada Gráfica da Alvenaria em planta, o usuário pode também, a qualquer momento, (re-)editar os dados de portas e janelas, para alterar, inserir ou apagar as aberturas para o projeto.

Comando para editar blocos/tijlos de fabricantes, no Editor de Entrada Gráfica

Seguindo o objetivo de facilitar a concepção do modelo, o usuário pode também, a qualquer momento, alterar, inserir e/ou apagar novos blocos/tijolos dos fabricantes utilizados no projeto, sem a necessidade de sair da edição gráfica da alvenaria.

Comando para inserir Anotações de projeto em paredes

A possibilidade de inserção de Notas de projeto e/ou lembretes, por pontos de parede, pode tornar a fase de detalhamento final mais confiável e menos suscetível a esquecimentos, ajudando assim nas peculiaridades que cada elevação do projeto pode conter (prumada de blocos hidráulicos, pontos de luz, coxins, dimensionamentos de vergas, etc)

Mais apontamentos e descrições de avisos e de erros, detectáveis automaticamente pelo sistema

A cada atualização, novas mensagens de avisos e erros, detectáveis pelo sistema, são incorporados para facilitar o processo de concepção do modelo, análise e a conferência dos resultados (comando de verificação de avisos e erros, a partir do gerenciador TQS).

Melhoria na representação do desenho de 1ª. Fiada (planta) – representação de blocos grauteados conforme a Entrada Gráfica

 De acordo com solicitações de usuários, o sistema agora obedece, na representação da planta da 1ª. Fiada, exatamente os blocos, como foram definidos na Entrada Gráfica da Alvenaria. Para a planta da 2ª. Fiada, todavia, permanece a opção  de desenhar os pontos (localização) dos grautes, precisamente nas coordenadas arbitradas pela 1ª. Fiada, (por critério de desenho).

Melhoria no Controle automático de visualização de níveis (“layers”), na Entrada Gráfica de Alvenaria, sensível à operação  (tarefa atual) a ser executada

O controle automático de Visualização de níveis (elementos), em cada uma das etapas da modelagem do projeto ficou mais completo e melhor, contando ainda com a opção [botão]para (re-) ligar TODOS os níveis de interesse para operações de misturar, copiar e colar desenhos de Entrada Gráfica de Alvenarias de/para outros... A opção de controle automático de visualização, para as 5 etapas principais da modelagem, torna o processo bem mais claro e simples.