Velocidade do processamento

Uma antiga solicitação dos usuários, a melhoria nos tempos de processamento do sistema, pôde ser atendida. Foi realizado um estudo com as seguintes etapas:

a) Identificação dos programas que consumiam maior tempo de processamento.

b) Os programas identificados foram auditados e modificados com contadores de tempo. As regiões de código que consumiam mais tempo foram identificadas e foi determinada a causa do consumo.

c) Fez-se então a alteração nos programas visando otimização de tempo, na maior parte substituindo-se acesso a estruturas de dados em disco por memória, e/ou fazendo-se o cache de elementos estruturais na memória.

Foi montada uma bateria de testes com três grandes grupos de tipos de projeto: projetos pequenos (com grande número de processamentos de curta duração), estruturas baixas mas de grande área estrutural com predominância de grelhas complexas (~25.000 nós) e projetos altos onde boa parte do tempo foi gasta na estrutura espacial (pórticos de ~8.000 nós).

O resultado deste trabalho foi uma melhoria significativa no tempo de processamento da análise de estruturas(*) em geral. Enquanto nos projetos de pequeno porte a velocidade de processamento aumentou cerca de 30%, nos projetos com grandes grelhas e pórticos o aumento ultrapassou os 100%.

A contrapartida desta otimização é a exigência de mais memória RAM para processamentos globais. O usuário que quiser obter este ganho de velocidade precisará ter no mínimo 1Gb de memória instalado em sua máquina.

(*) A otimização de tempo de processamento refere-se à etapa de análise estrutural, isto é, geração de modelos, processamento de grelhas e pórticos, transferência de esforços. Não inclui a etapa de dimensionamento e detalhamento de vigas, lajes, pilares e fundações.

 
 
Site principal | TQS Conheça-o | Contato | ©1986-2007 TQS Informática Ltda. Todos os direitos reservados.