Nova análise P-Delta

Um edifício não é construído instantaneamente. Assim, a deformação axial dos pilares de um pórtico espacial de um edifício completo não é real, pois os pavimentos são nivelados durante a construção com o peso próprio da estrutura.

Este problema é tratado no Pórtico-TQS, de forma aproximada, através de um multiplicador da rigidez axial dos pilares, e que é aplicado exclusivamente nos casos de carga vertical. Em edifícios com distribuição assimétrica de tensões normais entre os pilares, poderíamos encontrar diagramas como estes.

Uma importante modificação foi implantada no solver Mix do Eng. Sérgio Pinheiro, que permite agora considerar a correção da rigidez axial dos pilares nas combinações com P-Δ. O Mix agora processa o P-Δ em múltiplos passos, onde no primeiro a carga vertical é aplicada com a correção da rigidez, e nos demais é introduzida a carga horizontal e calculado o efeito de 2a ordem.

Isto aumenta a abrangência do processo P-Δ, que permite analisar a não linearidade geométrica em muitos casos onde o uso gama-z seria limitado, tais como edifícios altos com efeitos de 2a. ordem excessivamente altos.

Para maiores detalhes sobre este processo de cálculo para P-Δ, clique aqui.

 
 
Site principal | TQS Conheça-o | Contato | ©1986-2007 TQS Informática Ltda. Todos os direitos reservados.