Pilar-parede

A análise de pilar-parede é um tema que ganhou bastante notoriedade após a entrada em vigor da NBR 6118:2003 devido à exigência de verificações particulares no dimensionamento deste tipo de elemento, tais como o cálculo dos efeitos localizados de 2a. ordem e o atendimento a uma taxa de armadura transversal mínima.

Nas versões anteriores dos sistemas CAD/TQS, v11 e v12, recursos sofisticados foram então desenvolvidos e disponibilizados de tal forma que a análise de um pilar-parede, seja de seção retangular ou de um formato qualquer, fosse devidamente atendida segundo as prescrições da norma.

Com o objetivo de aprimorar este tipo de análise, no editor de geometria, esforços e armaduras do CAD/Pilar, foi disponibilizado agora, na versão 13, um novo comando no qual o pilar-parede é calculado por meio de um modelo composto por uma malha tridimensional de barras.

Nesta nova modelagem, cada faixa é simulada por um alinhamento de elementos verticais que são interligados entre si por barras transversais. A faixa não é mais tratada de forma isolada.

A definição das faixas e a vinculação entre elas pode ser editada pelo usuário.

Os efeitos de 2a. ordem (local e localizados) são calculados pelo Método Geral. A rigidez de cada faixa é extraída a partir dos vários diagramas N,M,1/r e a não-linearidade geométrica é considerada por um método iterativo que busca a configuração final de equilíbrio.

Trata-se de uma boa alternativa que possibilita uma análise mais refinada de todos os esforços solicitantes no elemento, e que, por conseguinte, permite uma otimização do dimensionamento das armaduras longitudinais e transversais.

No visualizador de efeitos de 2a. ordem, é possível selecionar uma parte do pilar-parede a ser visualizada por meio de comandos de cerca, facilitando a análise dos resultados.

 
 
Site principal | TQS Conheça-o | Contato | ©1986-2007 TQS Informática Ltda. Todos os direitos reservados.