Efeito Incremental

Efeito Incremental

Análise de pórtico espacial com a simulação de efeitos gerados pela construção sequencial dos pisos e variação do módulo de elasticidade do concreto.

Esse recurso somente está disponível na Versão Plena.

A introdução do Modelo VI na versão 16 permitiu a expansão das possibilidades de análise estrutural dos edifícios de concreto armado. Dentre uma das opções que está disponível na versão 17 é a análise por efeito incremental de carga.

Para edifícios muito altos e outros onde a distribuição irregular de pilares em planta possa ter uma grande influencia nos resultados do modelo estrutural, esta ferramenta vem como um novo auxílio na análise do engenheiro estrutural pois substitui integralmente a análise aproximada com o fator MULAXI (multiplicador para aumentar a rigidez axial de pilares).

A análise incremental de carga permite que o engenheiro leve em conta as "datas" de aplicação de cargas na estrutura, assim como o módulo de elasticidade dos elementos estruturais nestas "datas". Uma das informações necessárias para está análise é justamente o "histórico de cargas", que deve ser fornecido pelo engenheiro estrutural.

efeito-incremental-cargas.png

Cada uma das "etapas construtivas" tem suas características, tanto de número de pavimentos, módulos de elasticidade e carregamentos. Abaixo um exemplo de uma destas etapas.

efeito-incremental-etapas.png

efeito-incremental-parcelas.png

Após o processamento global do edifício com a análise incremental ativada, um relatório apresenta a variação de esforço normal na base dos pilares. A comparação é feita com um modelo elástico clássico (sem efeito incremental).

efeito-incremental-comparativos.png

O dimensionamento dos elementos estruturais é feito com base nos resultados desta análise estrutural (com efeito incremental).