CAD/Alvest

CAD/Alvest

Novas normas de alvenaria estrutural, modelagem por pórtico espacial, cercas automáticas, dimensionamento de paredes à flexão composta oblíqua, cálculo completo de lintéis e vergas, compatibilidade com o TQS Desktop, entre outros.

Índice

Cercas Automáticas Pórtico Espacial Novas Normas de Alvenaria Dimensionamento e Detalhamento de Lintéis e Vergas TQS Desktop Gerenciador de Penas e Plotagem

A Versão 17 do sistema CAD/Alvest traz melhorias que tornam a elaboração de projetos de edifícios em alvenaria estrutural ainda mais produtiva, refinada e, principalmente, de acordo com as recentes normas ABNT de blocos de concreto e blocos cerâmicos. Veja a seguir as principais novidades.

Cercas Automáticas de Subestruturas (Cargas Verticais) e Subconjuntos (Cargas Horizontais)

A definição de cercas de subestruturas certamente é uma das etapas mais trabalhosas do uso do sistema CAD/Alvest em projetos de alvenaria estrutural. Para otimizar essa tarefa, foi desenvolvido um novo comando que gera de forma automática todas as cercas gráficas de subestruturas. Com ele, o Engenheiro terá um aumento significativo de produtividade devido à simplificação na entrada de dados do sistema, principalmente na fase inicial do projeto, podendo assim, dedicar-se mais efetivamente à análise estrutural.

Ao executar este comando (uma vez definidas todas as aberturas das paredes e suas linhas de carga e os critérios/parâmetros afins aferidos), o sistema determina automaticamente todas as cercas das subestruturas e os subconjuntos para ventos/flexões, possibilitando, todavia, que o engenheiro confira e interaja logo em seguida, com as cercas geradas.

Subir

Pórtico Espacial

Foi disponibilizado o cálculo das solicitações devido à ação das cargas horizontais devido ao vento a partir do modelo de Pórtico Espacial. Neste modelo são considerados: inércia real de cada parede e módulo de elasticidade em cada pavimento, grauteamento, altura real de cada parede e distribuição de pressões de vento ao longo da altura.

Exemplo gráfico de modelo gerado:

cad-alvest-portico-espacial.png

A geometria do edifício é respeitada neste pórtico, de forma que, cada barra vertical é colocada no baricentro de sua respectiva subestrutura e com as suas devidas características físicas e geométricas (inclusive grauteamento), tornando o modelo mais próximo da realidade. São discretizados também os LINTÉIS (paredes entre as aberturas, portas e janelas) neste modelo, podendo assim se obter os esforços necessários para o dimensionamento e detalhamento dos mesmos. Foi implementado neste pórtico a técnica do nó mestre, onde as barras verticais são ligadas a um nó “mestre” de forma a simular o efeito de diafragma rígido.

cad-alvest-diafragma-rigido.png

Subir

Novas normas de blocos de concreto e cerâmica

cad-alvest-normas.png

Já estão em vigor as novas normas de alvenaria estrutural: ABNT NBR 15961-1:2011 – Blocos de concreto e ABNT NBR 15812-1:2010 – Blocos cerâmicos. Nessas normas, as verificações não são mais realizadas considerando o método das tensões admissíveis, e sim o método dos estados limites, como acontece com as estruturas de concreto armado e aço. As novas normas trouxeram, também, uma nova maneira para tratar os elementos de alvenaria armada, sendo agora permitido o cálculo de qualquer seção de alvenaria estrutural armada, no estádio III.

Com isso, o CAD\Alvest passou por um processo de reformulação dos mecanismos de cálculo da seção transversal para contemplar as novas exigências normativas e disponibilizar novos recursos.

O dimensionamento agora é realizado para uma parede de seção transversal de formato genérico, com ou sem graute, com ou sem armaduras previamente alojadas e submetida à flexão composta oblíqua. Além da verificação da seção transversal o CAD/Alvest sugere, quando necessário, o posicionamento de novas armaduras nos blocos para que os esforços solicitantes sejam atendidos.

cad-alvest-verificacao-armadura.png

Relatório de dimensionamento dos lintéis/vergas:

cad-alvest-relatorios.png

O cálculo e o desenho dos diagramas de "fp" e tensões foram remodelados:

cad-alvest-verificacao-resistencias.png

Diagrama de tensões:

cad-alvest-diagrama-tensoes.png

Subir

Dimensionamento e detalhamento de lintéis e vergas

O cálculo e dimensionamento dos elementos de lintéis/vergas são realizados automaticamente e o detalhamento é apresentado junto aos desenhos de elevação.

cad-alvest-linteis-vergas.png

Com esses novos recursos acoplados a análise estrutural com pórtico espacial considerando as rigidezes dos lintéis, houve uma evolução significativa no CAD\Alvest em relação ao refinamento do modelo, estando assim probabilisticamente mais próximo da realidade e, na maioria dos casos, com uma solução mais econômica.

Subir

TQS Desktop

Este novo recurso foi implementado visando aumentar a produtividade, melhorar o acesso aos dados do edifício ou mesmo tornar a interface com o usuário mais intuitiva.

cad-alvest-tqs-desktop.png

Para edifícios em alvenaria estrutural (CAD/Alvest), quando um “Pavimento” é selecionado na árvore de edifício, os desenhos são separados em categorias, são elas:

a) Verificações: Esta categoria apresenta os desenhos necessários para a verificação da geometria, carregamentos e tensões atuantes, lista de materiais e sugestões de armaduras.

b) Envolt. (fp): Contém os desenhos de Verificação de Resistências (Envoltórias).

c) Fiadas: Contém os desenhos das fiadas par e impar da planta.

d) Elevações: Como apresentado na figura a seguir, esta categoria apresenta todas as elevações do pavimento.

cad-alvest-elevacoes.png

Subir

Gerenciador de Penas e Plotagem

O novo programa de gerenciamento de penas permite que a configuração das cores e espessuras de plotagem seja realizada de forma mais intuitiva. Em sua janela principal é apresentada uma figura padrão para cada tipo de desenho que seja possível configurar (Vigas, Pilares, Formas, Moldura, Alvest, etc) com os principais elementos de desenho presentes, conforme apresentado a seguir.

cad-alvest-gerenciador-penas.png

Com o gerenciador de penas, o usuário não precisará mais saber em que nível certa linha está desenhada, quais as tabelas de pena disponíveis ou tabela de plotagem associada a cada desenho, podendo visualizar e modificar o que desejar sem a necessidade de conhecer profundamente essas interações. Tudo o que o usuário precisará é selecionar na tela a linha que deseja alterar, escolher uma cor e uma espessura, e confirmar a alteração.

Para selecionar o elemento gráfico que será editado existem duas maneiras:

  • Através da visualização do desenho;
  • Através da tabela de níveis e descrições.

O resultado da nova configuração pode ser visualizado em tempo real na mesma janela.

cad-alvest-tabela-niveis.png

Após estas seleções, é possível definir como o elemento selecionado será plotado. É possível alterar as seguintes características:

  • Cor;
  • Espessura da linha;
  • Estilo da linha;
  • Fonte dos textos.

cad-alvest-cor.png