CAD/Lajes

CAD/Lajes

Novos recursos para aumentar a produtividade na geração de armação em lajes.

Índice

Pré-seleção e edição com grips Propriedades das faixas Tooltip de faixas Dimensões das faixas As efetivo X As calculado Geração de faixas negativas Detalhamento por direção Armadura de base e complementar Geração automática de desenhos de armação

O dimensionamento e detalhamento das armaduras de lajes de concreto armado são etapas do projeto estrutural que sempre exigem muito trabalho. Quando comparada com a geração dos desenhos de armação de vigas e pilares, a intervenção manual do Engenheiro nessas tarefas, certamente, é mais onerosa e custosa.

Por ser um elemento bidirecional, muitas vezes com aspectos geométricos e estruturais irregulares, e com a significativa presença de variações de esforços oriundos da modelagem por grelha, principalmente sobre os apoios das lajes, a tomada de decisões genéricas, 100 % automatizadas, torna-se inviável, gerando então a necessidade do Engenheiro fazer os devidos ajustes e homogeneizações.

Com base nessas dificuldades, a TQS, mais uma vez, traz melhorias que visam incrementar a produtividade na elaboração de projeto de lajes de concreto armado. Há novidades na geração automática de faixas de armaduras negativas, novos comandos e recursos no editor do CAD/Lajes. Veja a seguir.

Subir

Pré-seleção e edição com grips

A lógica de pré-seleção implantada no Editor de Aplicações Gráficas (EAG) desde a versão 15 foi estendida para o Editor de Esforços e Armaduras de lajes. Faixas de esforços, ferros e linhas de escoramento de lajes treliçadas passam a ser tratados como objetos e podem ser pré-selecionados.

cad-lajes-pre-selecao.png

Com pré-seleção, comandos comuns do EAG, com o "Apagar (tecla <Del>)", assim como os menus de contexto, tornam o trabalho de edição mais fácil.

cad-lajes-grips.png

É possível alterar a ponta e extensão de uma faixa com agilidade.

cad-lajes-ponta-extensao.png

A definição de média ponderada pode ser realizada com poucos cliques.

cad-lajes-media-ponderada.png

Foram introduzidos diversos pontos de edição em ferros, de modo que se tornou possível alterar visualmente a sua posição, cotagem da faixa de distribuição, comprimento e posição de diversos textos, sem que seja necessária a utilização de outros comandos.

cad-lajes-pontos-edicao.png

Subir

Propriedades das faixas

Ao dar um duplo-clique sobre uma faixa, uma janela de propriedades da mesma é carregada com os esforços usados no seu dimensionamento e uma lista de bitola/esforços resistentes que podem ser utilizadas para o seu detalhamento. O esforço para cálculo da faixa também pode ser alterado.

cad-lajes-propriedades-faixas.png

Subir

Tooltip de faixas

Um novo tooltip com dados de faixas de esforços foi implementado. Quando existir mais de uma faixa no mesmo ponto, o tooltip listará o conteúdo de todas as faixas sob o cursor.

cad-lajes-tooltip-faixas.png

Subir

Dimensões das faixas

As faixas passam a ter as larguras e comprimentos indicados para facilitar a identificação e edição.

cad-lajes-dimensoes-faixas.png

Subir

As efetivo X As calculado

No processo de geração de faixas de esforços para dimensionamento de lajes, o CAD/Lajes agrupa as mesmas de acordo com uma série de critérios de projeto, tentando obter um detalhamento viável para as lajes. Esse agrupamento automático, em geral, precisa ser modificado de forma interativa, principalmente para faixas negativas.

Como avaliar os pontos com falta ou excesso de armadura?

Esta questão pode ser respondida agora com o modo de visualização que mostra a diferença entre o As efetivo e o As calculado. O As efetivo são as armaduras que são efetivamente geradas e agrupadas, enquanto o As calculado são os das faixas com esforço máximo que cobrem cada alinhamento de grelha.

A armadura efetiva é mostrada junto aos dados de faixas. A armadura calculada é mostrada dentro de um novo retângulo colorido, onde as cores variam entre o vermelho mais brilhante (maior falta de armadura) até o azul mais brilhante (maior excesso de armadura), num total de nove graduações. Isso possibilita ao Engenheiro calcular e decidir se a redistribuição de esforços é suficiente ou não para cobrir as áreas com falta de armadura.

cad-lajes-areas-armadura.png

Para se ter uma idéia do consumo efetivo e calculado, o programa emite no mesmo modo de visualização, uma tabela com peso e taxa armadura estimada, efetivamente detalhada e calculada.

cad-lajes-taxa-armadura.png

Subir

Geração de faixas negativas

Foram criados novos critérios para geração de faixas negativas, dentre eles os chamados critérios para homogeneização simplificada nos apoios. Esses critérios fazem com que sejam geram faixas uniformes nos apoios, com comprimento e momento solicitante definidos de acordo parâmetros aplicados pelo Engenheiro.

cad-lajes-faixas-negativas.png

Subir

Detalhamento por direção

Usualmente, a direção principal de uma laje é sempre definida como sendo a direção de menor vão. Com isso, ao ativar a visualização das faixas no editor de esforços e armaduras do CAD/Lajes, era comum o aparecimento de faixas nas duas direções num mesmo pavimento. Isso dificultava o detalhamento de armaduras negativas em apoios de lajes contíguas com direção principal perpendiculares.

Foi definido então um novo critério de direção de faixas, aplicável separadamente para faixas horizontais e verticais, de tal forma que as mesmas possam ser mostradas e detalhadas de acordo com sua direção geométrica.

cad-lajes-direcao-faixas.png

Para indicar a armadura que deve ser posicionada antes, quando a armação for detalhada pela direção geométrica, é inserida em cada laje uma seta (bloco parametrizável) que mostra a direção principal.

cad-lajes-direcao-faixas-setas.png

Subir

Armadura de base e complementar

Dois novos comandos permitem inverter rapidamente a visualização de armadura de base e complementar, facilitando a edição.

cad-lajes-armadura-base.png

Subir

Geração automática de desenhos de armação

Foram redefinidos os critérios que controlam a geração dos desenhos de armaduras verticais e horizontais de forma separada, assim como o posicionamento relativo do ferro e das cotas dentro da faixa de distribuição.

cad-lajes-geracao-desenhos.png

A separação dos desenhos das armaduras verticais e horizontais passa a ser padrão. Além disso, os novos valores de posição relativa do ferro e cotagem, assim como uma nova lógica aplicada ao posicionamento dos mesmos, tendem a diminuir bastante o número de interferências.

cad-lajes-separacao-desenhos.png