Novidades da versão 15.1

A seguir, são apresentadas as melhorias disponíveis na v15.1 dos Sistemas CAD/TQS.

v15.1

Voltar

Travamento de Projeto

Criadas novas variáveis nos dados do edifício que permitem travar a edição de critérios, a modificação do modelo estrutural e o processamento global do edifício. Essas travas são protegidas por uma senha definida pelo Engenheiro, e devem ser desligadas para que o edifício possa ser modificado ou processado novamente.


Voltar

Plotagem

Criados novos parâmetros para plotagem em PDF: impressão de fonte Windows como linhas e inclusão de fonte dentro do arquivo. Em plotagem com fontes Windows, dependendo da configuração desses parâmetros, o tamanho final do arquivo PDF pode ser bastante reduzido.

Nova plotagem em DWF (Design Web Format), que é um formato proprietário da Autodesk®, mais compacto que o PDF, e que pode ser manipulado por visualizador livre da Autodesk®. Este formato tem atualmente algumas restrições de fontes e bitmaps.


Voltar

Modelador Estrutural

Criados apoios fictícios para servir de fechamento de modelo em alguns casos com elementos inclinados.

Extremidades de vigas inclinadas podem ser articuladas.

Criada tolerância para identificação de linhas fora do esquadro XY.

Novo comando que permite tornar um trecho de viga perfeitamente horizontal ou vertical.


Voltar

CAD/Pilar

No desenho de pilares, é possível identificar os lances junto ao título do pilar (para ir para a tabela de ferros), cotar automaticamente as dimensões de seções quaisquer e emitir tarjas para indicar a necessidade de detalhamento de chumbadores. Essas considerações são controladas por novos critérios de desenho.

Acertos e melhorias no editor de bitola/área de armaduras.


Voltar

CAD/Vigas

Novo critério de projeto que permite ativar a impressão da flecha aproximada no relatório geral, mesmo para pavimentos não calculados como grelha.

Novo critério de desenho que permite desativar o desenho das lajes no desenho do corte da seção transversal de vigas.


Voltar

CAD/Fundações

Revisão da representação das armaduras detalhadas. Para todo o módulo do CAD/Fundações (blocos sobre estacas e sapatas), foram realizadas melhorias nas representações das armaduras e suas respectivas cotagens. Visando atender tanto as prescrições da norma NBR 6118:2003 (por exemplo, item 9.4.2.3), quanto às representações sugeridas por diversos usuários, foram acrescentados novos critérios de detalhamento e significativas alterações nos desenhos. Para as sapatas, além desses critérios, acrescentou-se também a possibilidade de detalhamento de armaduras com ganchos semi-circulares nas extremidades.


Voltar

Edição de Plantas

Criada a verificação de interferências entre retângulos envolventes na edição de plantas, sob critério. Temos também um novo campo pré-definido ($AREASDET), que permite listar no carimbo a área efetivamente ocupada pelos desenhos internos a uma planta, para controle de produção.


Voltar

Nova Interface IFC

Os arquivos tipo IFC foram criados na versão 14, com o objetivo de integração do CAD/TQS ao BIM, modelo de informações de edifícios que abrange todos os participantes da cadeia da construção. Refinamos agora o modelo IFC2x3, de modo que ele agora é um retrato fiel da visualização TQS 3D, refletindo todos os volumes estruturais, incluindo lajes nervuradas, furos, escadas e elementos inclinados, pré-moldados com consolos e dentes gerber, fundações e estacas. O modelo gerado atualmente é ideal para uso na coordenação de projeto. O seu uso independe da versão do software de quem importa, tendo sido testado em diferentes softwares orientados a BIM em uso no mercado.


Voltar

Verificação em Incêndio

Considerada a interpolação de valores mínimos na tabela de pilares de acordo com o adimensional NSd,fi/NRd.

Decalagem especial extra do diagrama de momentos fletores para otimizar o detalhamento de vigas em situação de incêndio.

Melhorada a identificação automática de pilares-parede.


Voltar

Outras Melhorias

Nova opção “Somente palavra inteira” nos comandos de pesquisa e substituição de textos dos editores gráficos.

No resumo estrutural, o número de enchimentos de lajes nervuradas mais comuns impresso foi aumentado.

Acertos gerais que eliminaram a instabilidade de editores gráficos em certas condições particulares.

O comando que altera a altura de textos por meio de um multiplicador passou a considerar os textos presentes em cotagem associativa.