Pré-moldados

Pré-moldados

Cálices + Fundação. Insertos. Vigas protendidas com dentes. Pinos em consolos. E muito mais.

Desenho de Cálice com Elemento de Fundação integrado

De modo a facilitar o processo de geração de desenhos pelo usuário do PREO, foi alterado o funcionamento do programa, de modo que o desenho de cálice seja gerado juntamente com o desenho do elemento de fundação.

O funcionamento gráfico do desenho de fundações pré-moldadas será semelhante ao que já acontece com os pilares pré-moldados.

Desenho

O desenho final dos elementos de fundação pré-moldados é apresentado dentro da pasta "Pré-moldados" - "Fundação". Estes desenhos seguem a definição dos grupos de forma/armação e tem o seguinte aspecto, apresentando a forma e armação separados no mesmo desenho.

preo.001.jpg

preo.002.jpg

Armaduras em Feixe com Duas Bitolas

Em muitas situações o alojamento em feixe de armaduras do pilar pode fazer com que a diferença entre a armadura necessária e a armadura detalhada seja muito alta, já que é sempre necessário utilizar um número impar de barras.

Para evitar este tipo de detalhamento, criou-se uma nova tabela de alojamento de feixes que permite que haja a "mistura" de duas bitolas diferentes. Este novo recurso permite que os pilares sejam detalhados com maior economia de armadura.

preo-a.001.jpg

Visualização de Armaduras de Vigas no 3D

A visualização das armaduras no modelo 3D também é uma novidade desta versão. Através dela é possível fazer a verificação de como as armaduras estão dispostas dentro dos elementos estruturais e quais partes desta ficaram expostas para uma futura solidarização.

preo-a.002.jpg

Resultados Intermediários do Dimensionamento de Vigas

Uma dificuldade encontrada na verificação dos resultados obtidos pelo dimensionamento dos estribos e armaduras das extremidades e dentes das vigas pré-moldadas era saber quais valores foram utilizados no cálculo. Este problema foi solucionado. Agora é possível obter todos os dados utilizados para o cálculo destas armaduras.

Estes dados intermediários serão apresentados juntamente na janela de dimensionamento e detalhamento de vigas/grupos pré-moldados.

Armaduras de cisalhamento

São apresentadas informações para as fases não-solidarizada e solidarizada da viga. Os resultados são para todas as faixas de estribos, conforme definido no arquivo de critérios.

Os dados apresentados equivalem aos utilizados pela calculadora "Armadura transversal - Força cortante combinada com torção" e podem posteriormente ser utilizados em verificações ou mesmo como memorial de cálculo.

preo-a.003.jpg

Armaduras de extremidade e dentes

Para as extremidades sem recortes são apresentados os dados utilizados para o cálculo do tirante, costura horizontal e costura vertical, com valores de forças, coeficientes e armaduras resultantes. A seguir um exemplo deste relatório:

preo-a.004.jpg

Para as extremidades com recortes, ou dentes Gerber, são apresentados os dados de geometria do dente, esforços, materiais e verificações e armaduras calculadas. A seguir um exemplo deste relatório:

preo-a.005.jpg

Desenho de Linhas Visíveis e Invisíveis da Seção

Foi criado um novo critério que controla o desenho de linhas visíveis e invisíveis de vigas com seções quaisquer. Anteriormente apenas a linhas que representavam a máxima largura da viga eram desenhadas na forma.

preo-a.006.jpg

preo-a.007.jpg

Melhorias nos Pilares Pré-Moldados

Algumas correções foram feitas no desenho de pilares. Elas são citadas abaixo:

  • Desenho de linhas de faces invisíveis de consolos trapezoidais com estilo tracejado;
  • Acertado o desenho de formas de pilares pré-moldados com rebaixo no topo;

Melhorias nas Vigas Pré-Moldadas

Definição de dente Gerber em vigas protendidas

A partir da versão V18, o lançamento de vigas protendidas com dentes Gerber é possível. Foi introduzido, também, o cálculo completo destas vigas.

preo-a.008.jpg

Disposição dos grampos da extremidade

Um novo critério foi criado para controlar a disposição das armaduras de costura de vigas sem recortes na extremidade. Através deste critério é possível controlar se a armadura de costura será detalhada em toda a altura da viga ou apenas em metade da sua altura.

A seguir são apresentadas as duas opções possíveis:

preo-a.009.jpg

Forma detalhada separada do desenho de armação

Um novo critério foi criado de modo a permitir que a forma detalhada das vigas seja gerada em desenho diferente do desenho de detalhamento das armações. Desta forma, o usuário terá dois desenhos por viga: um com a forma detalhada e um com o detalhamento das armaduras.

O desenho com a forma recebe um sufixo "_F" em seu nome, de modo que o usuário possa identificar e trabalhar de forma adequada com ele.

Desenho

Uma série de melhorias foram feitas no desenho das vigas pré-moldadas de modo a agilizar o trabalho de detalhamento.

  • Cota completa na elevação;
  • Indicação das bainhas na planta;
  • Indicação de linha de corte na planta;
  • Representação de estribos de solidarização abertos;
  • Nome da seção pré-fabricada sem fabricantes;

Melhorias nos Consolos

Critério para desenho em folha A4

Foi criado critério que permite que o usuário dispense a moldura A4 do desenho dos consolos. Isto permite que o desenho de consolo seja mais facilmente incluído em outros desenhos e editado.

A seguir são apresentadas as duas opções possíveis:

preo-a.010.jpg

Desenho do pino

Geração de detalhe de pino de ancoragem de viga em consolo junto com o desenho de detalhamento de consolos. É necessário cadastrar aços e bitolas de protensão para que não ocorram erros de extração de tabela de ferros.

preo-a.011.jpg

O detalhamento será feito diretamente sobre a elevação do consolo e sempre considerando que a barra do pino vai até o fundo do consolo, descontando o cobrimento.

Melhorias nos Cálices

Dimensionamento

Foi alterada a dimensão para cálculo de armadura mínima, deixando de utilizar Lax e Lay (vão teórico) para usar dimx e dimy (dimensão externa).

Na prática, esta alteração tende a aumentar a armadura mínima dos consolos.

Relatório de dimensionamento

O relatório foi reorganizado de modo a separar claramente os resultados de armaduras principais e secundárias.

Também foi incluído no relatório o valor da armadura de suspensão para cálices lisos.

Melhorias na representação 3D da estrutura

A altura de embutimento dos pilares passa a ser representada no visualizador 3D, permitindo uma adequada visualização da estrutura além de corte com dimensões corretas da estrutura.

preo-a.012.jpg