|

O Editor de Esforços e Armaduras em Lajes foi modernizado, facilitando seu uso e agora preservando a edição de faixas como uma definição geométrica independente do modelo de grelha. As principais mudanças foram:
Introdução das Faixas protegidas contra gravação. Faixas protegidas têm sua geometria mantida mesmo no caso de regeração do modelo de grelha e processamento global. O sistema mantém a edição feita pelo engenheiro e apenas atualiza os esforços e armaduras de cada faixa, conforme o tipo de edição, em um reprocessamento. As faixas que não foram editadas têm o seu momento máximo recalculado.
As faixas agrupadas por critério de média ponderada são recalculadas pelo mesmo critério.
As faixas com momento imposto recebem o maior entre a média ponderada e o momento definido anteriormente.

Naturalmente o uso de faixas protegidas é limitado aos casos de reprocessamento com poucas mudanças no modelo estrutural e esforços resultantes na laje.
Faixas de flexão positiva, negativa e cortante, assim como as respectivas armações, são consideradas objetos independentes, carregados no início da sessão gráfica e gravados no final. O editor detecta o que foi alterado e permite salvar ou descartar completamente todas as operações de edição de faixas e armaduras.
As operações com faixas e armaduras têm tratamento completo dos comandos "Desfazer" e "Refazer", desde o início até o final da edição. Uma sessão de edição de lajes pode ser completamente desfeita. O conjunto de operações que podem ser desfeitas ou refeitas é ainda independente por direção visualizada.
As escalas de desenho alteradas interativamente permanecem na próxima sessão. Os desenhos gerados em lotes usam a escala definida no Modelador.
Geração de desenhos de armaduras de lajes independentes por direção, definível por critério de desenho. Desenhos gerados desta maneira ganham sufixo "H" e "V", respectivamente, para as direções horizontal e vertical.

A renumeração de posições é feita em toda a regeração de armaduras. Isto faz com que as posições sejam melhor distribuídas e agrupadas.
Gerados títulos automáticos de desenho para os desenhos de armação de lajes, que são definidos no arquivo de critérios de desenho.
Novo comando para explodir ferros contidos em uma faixa. Uma vez quebrados, transformam-se em cada um dos ferros individuais componentes do grupo.
Criado comando para agrupar ferros, que funciona na direção contrária do comando "Explodir".

O duplo-clique sobre um ferro aciona a edição dos dados do ferro.
Critério de limite de ancoragem de ferro dentro de viga chata foi estendido aos ferros que ancoram dentro de pilar longo.
Na cotagem da ponta do ferro, o ponto de seleção passa a ser uma indicação da ponta que se deseja cotar.
Faixas igualadas ou com momento definido pelo usuário recebem o atributo "Momento imposto" e são representadas em amarelo.
O momento deixa de ser imposto se a faixa for explodida ou se for aplicado o momento médio ponderado.
Melhor representação de erro de dimensionamento nas faixas.
|