O curso visa apresentar a importância da incorporação dos efeitos do solo na análise de edifícios, destacando as metodologias mais usuais e práticas de se avaliar essa interação.
Neste viés, seu principal foco é apresentar o módulo de interação Solo-Estrutura (Sises/TQS), em que se desenvolvem os métodos empregados neste sistema para a consideração dos efeitos do conjunto fundação-solo. É possível empregar os elementos de fundação: sapata isoladas, associadas, radiers estaqueados, tubulões e estacas; e incorporar o solo com sua intrínseca heterogeneidade, mediante a introdução das sondagens da obra.
Para cada um destes elementos, apresentam-se os diversos métodos existentes no Sises/TQS para considerar a influência do solo. Destacam-se os modelos de cálculos dos diversos tipos de estacas, avaliando sua capacidade de carga - pelos diversos métodos possíveis no sistema -; as metodologias para transferência de carga, e por fim na avaliação dos recalques, esforços e no dimensionamento das estacas. Em suma, o curso foca na aprendizagem das ferramentas do Sises/TQS, realizando exemplos simples e complexos, sem deixar de enfatizar os conceitos teóricos que embasam este sistema.