PROPGEO

Propriedades geométricas de seções arbitrárias (abertas, delgadas, etc)

Windows

Descrição

O “PROPGEO” é um aplicativo desenvolvido nas linguagens Java e HTML para cálculo das propriedades geométricas de seções arbitrárias abertas com paredes delgadas, com ou sem eixos de simetria. Embora o termo “seções arbitrárias” seja citado, é imperativo que o modelo do perfil estudado seja construído por segmentos retos. Assim, um trecho curvo, caso exista, deve ser representado de forma aproximada por um conjunto de segmentos retos. Ademais, o aplicativo possui também alguns perfis pré- definidos mais comuns (“I”, “T”, “U”, e “L”), facilitando a sua utilização nos casos destas seções serem as de interesse. Diversos parâmetros são calculados, como a posição do centroide e do centro de cisalhamento, valores de raios de giração, de momentos de inércia, dos módulos elásticos e plásticos, dentre outros. Dentre estas propriedades geométricas, uma se destaca, de grande interesse no estudo das seções delgadas: a Constante de Empenamento (Cw).

A determinação manual deste parâmetro, em especial, é uma tarefa extenuante, por envolver integrações ao longo dos diversos trechos da seção. Alguns aspectos teóricos que norteiam o aplicativo podem ser encontrados na referência: I. S. S. Araújo e S. H. S. Nóbrega. An application for the calculation of warping constant and other geometric properties for thin-walled arbitrary sections. In: Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia, 40, 2019, Natal/RN. Proceedings of the XL Iberian Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering. Natal: ABMEC, 2019.

Compatibilidade

Necessita de computador com sistema operacional Windows 8 e 10. Não pode ser executado em máquinas virtuais (Parallels, VMWare, VirtualBox, etc.), em sandboxes, por acesso remoto; e assemelhados.

O aplicativo foi desenvolvido em Java, necessitando, portanto, da instalação prévia da plataforma Java para ser executado

Informações Adicionais

Desenvolvedor e Suporte
Eng. Ítalo Samuel da Silva Araújo, Prof. Selma Hissae Shimura da Nóbrega e Prof. Petrus Gorgônio B. da Nóbrega.
Versão
v1.02.26

Gratuito

Acesse sua conta para continuar.

Se ainda não possuir uma conta, cadastre-se gratuitamente.