Home » TQS News » Consulta » Valorização Profissional » A ABECE e a engenharia estrutural perdem uma grande referência na área
A ABECE e a engenharia estrutural perdem uma grande referência na área

Edição Nº. 31 - Agosto/10

No dia 28 de março de 2010, a ABECE e seus idealizadores foram pegos de surpresa com a triste notícia do falecimento de um dos fundadores e apaixonado propagador das ações da entidade e da engenharia estrutural, o engenheiro José Roberto Braguim.

Podemos afirmar, sem receio de engano, que o engenheiro Braguim deixou, além de um importante legado para a ABECE, uma brilhante contribuição para a história da engenharia estrutural brasileira.

Na ABECE, é impossível não identificar seus feitos na trajetória da entidade, cuja história se entrelaça, em inúmeras páginas, com a própria história de um homem que fez de seu ideal uma constante luta pelo engrandecimento da engenharia estrutural no país.

Braguim ingressou na ABECE em 1994, ao lado do primeiro presidente da entidade, engenheiro Marcos de Mello Velletri, e sua participação, sempre marcada por idéias e atitudes inovadoras, o fez logo assumir um cargo na diretoria.

Fervoroso defensor da necessidade de divulgar a ABECE, fortalecê-la, fazê- la crescer e torná-la reconhecida não só pelas demais entidades do setor, mas pelos que usufruem das obras projetadas pelos engenheiros estruturais, implantou e dinamizou os canais de comunicação, como site e informativos impressos e eletrônicos.

Como diretor na gestão do engenheiro Julio Timerman (2002-2004), idealizou o Prêmio Talento Engenharia Estrutural, hoje reconhecido como uma das mais importantes formas de reconhecer e valorizar o trabalho do engenheiro estrutural.

Foi vice-presidente na gestão do engenheiro Valdir Silva da Cruz (2004- 2006) e contribuiu de forma incansável para o crescimento da ABECE em diferentes localidades (instalando novas delegacias regionais) e para o aprimoramento da formação do profissional da área, implementando cursos e dinamizando os encontros mensais.

Sua gestão como presidente (2006- 2008) foi marcada pela inquietude, característica peculiar daqueles que não se acomodam e se empenham em promover contínuas mudanças na busca de seus ideais.

Além de abraçar o Prêmio Talento Engenharia Estrutural, dando-lhe mais relevância ao criar novas categorias na intenção de reconhecer e premiar mais profissionais da área, lançou o Destaques ABECE, que ficou conhecido carinhosamente como PUFA!, evento que homenageia profissionais da área que se destacaram durante o ano.

Formalizou convênios de colaboração técnica com outras entidades do setor, implantou o curso sobre cálculo de pilares de concreto armado em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Manaus, criou o Simpósio Internacional sobre Pontes e Grandes Estruturas com o objetivo de divulgar as recentes conquistas e novas técnicas empregadas neste tipo de obra e inseriu a ABECE na Concrete Show South America, maior evento de tecnologia em concreto na América do Sul.

O engenheiro Braguim sempre se diferenciou pelo seu companheirismo e comprometimento com a Engenharia. Sentiremos muita falta de sua empolgação e assertividade nas causas que envolvem a atuação dos projetistas estruturais. Nos deixou muito cedo, mas aprendemos muito com ele.

Eng. Marcos Monteiro
Presidente da ABECE

José Roberto Braguim, engenheiro de alto nível, colega na acepção da palavra, muita criatividade e extremamente preocupado com o desenvolvimento da ABECE e, em conseqüência, com sua valorização profissional. Saudade.

Eng. Eduardo Barros Millen
Vice-presidente de Relacionamento da ABECE

O que eu mais admirava no Braguim era a sua alta capacidade técnica, que aplicava a qualquer ato simples do seu dia-a-dia aliada à grande capacidade de criação e gestão de novas ações dentro da associação. A frase “vamos olhar este problema primeiro do ponto de vista conceitual” ficou marcada em todos nós.

Eng. Suely B. Bueno
Vice-presidente de Tecnologia e Qualidade da ABECE

A súbita perda do Braguim do nosso meio formou uma enorme lacuna no setor da Engenharia de Estruturas, em especial na ABECE, que ele tanto ajudou a consolidar e fortalecer. Seu trabalho incansável deixou marcas e lições muito positivas que temos o dever de honrar e respeitar.

Francisco Paulo Graziano
Ex-presidente da ABECE (1998-2000)

A mudança da sede da ABECE para um espaço mais amplo que possibilitasse a realização dos encontros mensais e disponibilizasse secretaria, sala de reuniões e biblioteca para os associados foi idealizada e implementada em sua gestão.

Em julho de 2008, motivada por sua visão de futuro, a ABECE emitiu um documento intitulado Carta Aberta ao Setor da Construção Civil convidando profissionais e entidades a criar um comitê gestor para discutir a consolidação de questões técnicas e, eventualmente, apresentá-las à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). “Falta articulação do setor em relação à difusão do conhecimento e o grande objetivo do documento é sugerir um modelo para o seu funcionamento articulado e eficaz, integrando o conhecimento e aperfeiçoando o exercício profissional”, conclamou Braguim.

Em um de seus editoriais de 2008 publicados no informativo da ABECE intitulado Crescer ou crescer, escreveu “É necessário que se faça uma escolha entre a ABECE que temos, hoje no seu limite de capacidade, e a que poderá se igualar, em cinco ou dez anos, às principais entidades da engenharia estrutural do mundo. Nós temos que escolher”.

Braguim, a ABECE escolhe seguir em frente impulsionada pela sua garra e espírito inovador, para que você, onde quer que esteja, sinta orgulho do que cultivou.

José Roberto Braguim, entre o realizável e a utopia

Mais conhecido como Tremendão pelos seus amigos da “augusta” Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), como ele costumava se referir à instituição, José Roberto Braguim formou-se em 1979 e logo foi trabalhar no IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológicas), onde ficou por 16 anos.

Durante este período, seus amigos de república tornaram-se autônomos e, em 1991, Olavo Campos, Edno Miranda, costumeiramente chamado como Sal, e Marcos de Carvalho fundaram a OSM Projetos e Consultoria, com a finalidade de desenvolver projetos de instalações (Edno e Olavo) e estruturais (Marcos de Carvalho). Enquanto isso, Braguim continuava com seus estudos, tornando-se Mestre e Doutor pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).

Em 1993, Braguim entrou na empresa e a firma passou a chamar-se OS MB Projetos e Consultoria. A parceria Marcos de Carvalho e José Roberto Braguim não começou em 1993, mas sim em 1975, ano de ingresso dos dois na EESC-USP.

Braguim e “Marcão” marcaram uma grande amizade de mais de 35 anos. Além disso, foram os dois grandes pilares no desenvolvimento de projetos estruturais pela OSMB. Pilares esses tão rígidos que a empresa foi crescendo e se solidificando ao longo dos anos, buscando sempre atuar em projetos de áreas diversificadas da construção civil, como estruturas metálicas, silos, análise e reforço estrutural, estruturas em concreto armado convencional, estruturas em alvenaria estrutural e, mais recentemente, estruturas de parede de concreto.

Conheci poucas pessoas em minha vida tão apaixonadas. O Braguim era verdadeiramente “apaixonado” pela família, pelos amigos e pela profissão. Um homem dedicado não só à família e ao trabalho, mas, principalmente, à sociedade. Agregador, hábil e com uma enorme capacidade técnica, soube com maestria e genialidade, motivar a todos em sua volta na busca de uma engenharia estrutural reconhecida e brilhante. Nos deixa enorme saudade!

Eng. João Alberto Vendramini
vice-presidente de Marketing da ABECE

Braguim foi diretor na gestão em que eu era presidente da ABECE. Admirava-o pela sua capacidade técnica, pela dedicação e pelo esforço fantástico na concretização dos artigos técnicos, além da enorme capacidade de doação à entidade. Se a ABECE chegou ao patamar de hoje, muito devemos ao Braguim.

Marcelo Rozenberg
ex-presidente da ABECE (2000-2002)

Foi muito triste o que ocorreu com o meu amigo Braguim. Tivemos uma intensa convivência na época de minha gestão à frente da ABECE. Ele sempre se destacou pelo dinamismo, transparência e comprometimento com as causas da Engenharia Estrutural. Não sei se todos os nossos companheiros sabem, mas o Prêmio Talento Engenharia Estrutural, um dos mais significativos marcos da ABECE, iniciou-se em minha gestão, por idéia e insistência do Braguim, que redigiu o primeiro regulamento deste concurso. A verdadeira e mais bonita faceta que conheci do Braguim foi quando viajamos juntos a um congresso do IABSE, na Ilha de Malta, e convivemos duas semanas com as respectivas esposas. Nesta viagem, aquele Braguim sisudo e sério das reuniões de diretoria não nos acompanhou, aparecendo um Braguim brincalhão, extremamente dedicado a sua família, amoroso e muito religioso. Esta viagem serviu para unir ainda mais as nossas famílias. O Braguim fará muita falta à sua família e a mim também. Perdi um verdadeiro e leal amigo.

Júlio Timerman
ex-presidente da ABECE (2002-2004)

Estive com ele desde o primeiro instante em que assumiu a diretoria da ABECE, pois entramos juntos na gestão do Velletri. Primeiro como colega, e logo depois como amigo. Ele sempre foi um professor e exemplo como profissional, amigo, ser humano e pai de família. Lutamos juntos à frente da ABECE em todas as gestões que participamos e, principalmente, quando presidi a associação e ele era o vice. Isso era somente cargo, pois ele foi meu braço direito, esquerdo e muito mais. Depois vi com orgulho sua grande administração como presidente. Ainda estou chocado com a perda desse grande amigo. Para nós, resta saudade, mas temos a certeza de que ele nasceu para a vida eterna e está lá nos braços de nosso Pai celeste, intercedendo por todos como sempre. Continuemos o trabalho do Braguim.

Valdir Silva da Cruz
ex-presidente da ABECE (2004-2006)

A equipe da OSMB é constituída por 12 engenheiros especializados (ou em especialização) em Engenharia de Estruturas. Hoje, Marcos de Carvalho está à frente da OSMB, e com mais de 31 anos de experiência em projetos afirma que o escritório continuará atuando nos diversos ramos do mercado citados acima, procurando, a cada dia que passa, a tão falada pelo Braguim, valorização profissional do engenheiro de estruturas.

O Braguim pai, infelizmente, não está mais presente; no entanto, o Braguim filho, um dos engenheiros sócios da OSMB, continuará na jornada. Thales Couto Braguim formou- se Engenheiro Civil pela EESC e hoje é discente do mestrado em engenharia de estruturas pela EPUSP. Está seguindo os passos do pai, tanto nos estudos quanto na história da OSMB.

Braguim deixou grandes ensinamentos e lições para que pudéssemos seguir com nossas próprias pernas. É uma perda irreparável, mas ao mesmo tempo nos deixa inspiração suficiente para trilharmos no caminho certo.

Marcos de Carvalho
Sócio da OSMB Projetos e Consultoria

Duas características que definem meu pai são: liberdade e amor. Apesar de ter me incentivado a cursar engenharia civil e a trabalhar com ele, sempre me perguntava se era aquilo mesmo que eu queria, ou se eu gostava de trabalhar com ele...perguntas de respostas fáceis e imediatas, que o tranqüilizavam para seguir em frente. Sempre dizia: “Se for fazer, faz direito”. Era uma pessoa que atribuía amor em todas as suas atividade, fosse cozinhar, fosse projetar um edifício. Era nítido que quando se dedicava a qualquer atividade, se dedicava de coração para que fosse feito o melhor.

Thales Couto Braguim

O CBCA e a ABECE, com Braguim, tinham como norma que a distância entre a intenção e o gesto poderia fazer morrer a decisão. Então, a parceria que vinha acontecendo desde 2003 cresceu muito com ações rápidas e não deixa mais de ampliar. Perdemos todos, agora, mas aprendemos tanto que temos nova consciência no exercício de nossa profissão”. Cátia MacCord, gerente executiva do CBCA “O engenheiro José Roberto Braguim foi meu orientado de doutoramento. Juntos, provamos experimentalmente que as cargas repetidas em uma estrutura de concreto produzem deformações progressivas, tanto quanto a deformação lenta provocada pelas cargas permanentes. O Braguim era meu filho espiritual. Como ele dizia para outros, e agora vejo que também vale para ele: “Os santos que trabalham honestamente, mas não fazem milagres, também merecem o Céu.

Prof. Péricles Brasiliense Fusco
Professor da USP

Dr. Braguim foi como um pai para todos nós colaboradores da OSMB. É isso que sentíamos no contato diário com este profissional extremamente capacitado e ao mesmo tempo humilde e bem humorado, que através de seu grande amor pela engenharia sempre lutou pela valorização da profissão à frente da ABECE e participação em outras instituições da classe. Em todos os seus atos primava pela enorme vontade de encarar novos desafios, adquirir novos conhecimentos e repassá-los sem a menor cerimônia a quem quer que fosse. Não se aquietava, estava sempre querendo acrescentar algo. Sentimos muito a sua falta e ao mesmo tempo somos agradecidos a Deus por ter tido a possibilidade da convivência com esta pessoa sem igual.

Equipe da OSMB Projetos e Consultoria

Lembro-me de quando o Braguin me foi apresentado pelo Valdir Cruz como seu sucessor na presidência da ABECE. Suas propostas e sua motivação em ser, por um período, o representante maior da classe dos projetistas me impressionaram positivamente. E o tempo comprovou sua postura ética e dedicada, integralmente a favor das melhores práticas e da normalização, que conduzissem a qualidade dos projetos e das estruturas. Após seu período a frente da entidade, ele continuou sendo o parceiro e o profissional que todos desejam ter ao lado. Sua ausência será sentida. Porém sua lembrança e suas contribuições para a cadeia produtiva da construção civil estarão sempre em nossa memória.

Renato Giusti
Presidente da ABCP

Fiquei chocado com a notícia do falecimento do nosso querido José Roberto Braguim; conheci-o na Conferencia da IABSE, em Malta, junto com o Julio Timerman, e desde então temos trocado bons papos; inclusive a pouco, fiz chegar às mãos dele uma proposta para ele se tornar sócio do Council on Tall Buildings and Urban Habitat, do qual fui presidente.

Gilberto do Valle, presidente da ABPE

Com uma sede em São Carlos e uma em São Paulo, a OSMB contabiliza mais de 900 projetos em alvenaria estrutural e em concreto armado por todo país, além de um projeto realizado em Angola. Mais recentemente, o escritório foi um dos pioneiros do Brasil nos projetos de edifícios em parede de concreto com mais de 10 pavimentos, projetando um edifício de 14 andares em Sorocaba e outro de 16 andares em Ribeirão Preto (ambos no interior de São Paulo), entre outros. Uma das obras de relevância para a OSMB, caracterizada por grandes vãos, alguns sem protensão, foi a da Faculdade Paulus de Comunicações (FAPCOM), realizada em São Paulo na Vila Mariana.

Além de estar à frente da OSMB, Braguim era ativo no desenvolvimento da engenharia estrutural do país. Além de sua constante e plena dedicação à ABECE, ultimamente, participava do comitê técnico, junto a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) para o desenvolvimento da norma Paredes de concreto armado – projeto e execução de edificações.

Matérias publicadas no ABECE Informa n° 78 – Março-Abril/2010.

Engenheiro José Roberto Braguim, você nos deixou muito precocemente. Estou consternado! Tive a sorte de estar muito próximo do engenheiro e grande amigo Braguim e por várias vezes ter a felicidade de compartilhar parcerias. Fomos companheiros de IPT, de Escola Politécnica, de diretoria do IBRACON, de comissões da ABNT e da ABECE. Seu espírito ético, sua honestidade, seus princípios pessoais, sua competência e dedicação sempre se destacaram e me fizeram a cada dia apreciar mais aquele profissional sonhador e conversador. A par de outras tantas, essas eram suas qualidades imbatíveis -- duas grandes e maravilhosas características do Braguim: Diplomacia e Sonho. Tudo deve e tem de ser bem negociado, bem conversado, temos de achar o caminho certo mas com conversa. Sabia muito bem onde devia chegar, mas nunca rejeitou uma boa e construtiva discussão. Também sonhar com um país melhor, uma engenharia consciente e sem nunca esquecer seu lado social e seu compromisso com a qualidade de vida, com a justiça, assim era ele. Perseverante não deixava de confiar em dias melhores. Lamento profundamente perder precocemente esse querido amigo, esse “verdadeiro Ulysses Guimarães” da nossa valorosa Engenharia civil. Já está fazendo falta! Saudades...

Prof. Dr. Paulo Helene
Professor titular da USP

Poucas foram as oportunidades de estarmos em ações conjuntas envolvendo os interesses das entidades por nós representadas. Porém, nestas ocasiões, com extremo bom senso, objetividade, seriedade e transparência culminamos em excelentes resultados, podendo aqui citar: em 2007 a decisão de estabelecer parceria entre a ABECE e ABCIC afim de constituirmos o grupo nacional fib (fédération internationale du beton), cuja assinatura do convênio ocorreu em 2008. Em setembro do ano passado nos reunimos com ele em seu escritório, professor Mounir (USP São Carlos) e eu, afim de julgarmos os trabalhos dos projetistas inscritos para apresentação em painel específico no 2° Encontro Nacional Pesquisa-Projeto- Produção em concreto pré-moldado, uma contribuição de grande valia a qual respondeu prontamente, dispondo de uma tarde de trabalho com muita atenção e dedicação. Cabe ainda destacar seu espírito associativo e grande preocupação com a interface das diversas entidades em temas carentes de ações conjuntas em nossa engenharia. Por fim, no último PUFA, sentamos à mesma mesa e rimos muito quando pedia a ele que me explicasse a origem do nome PUFA e também, com muito alegria, junto com sua esposa comentou sobre o progresso de seus filhos. Pessoalmente, e também em nome de toda a Diretoria Abcic, estamos consternados, nos solidarizamos com sua família e também com a ABECE.

Íria Lícia Oliva Doniak
Diretora executiva da ABCIC

Envio meus sentimentos e de todos os colaboradores da PINI para a família, os amigos e os colegas do engenheiro Braguim. Estamos todos muito tristes com a notícia, que nos chocou profundamente. Braguim era um amigo da Editora e sempre manteve excelentes relações conosco. Seu papel como presidente e colaborador da ABECE será sempre lembrado pelo meio técnico nacional. Uma pessoa simples, ativa e extremamente agradável. Deixará saudades.

Eric Cozza
Diretor de redação da Editora Pini