Home » TQS News » Consulta » Ética » Código de Ética Profissional do Engenheiro, do Arquiteto e do Engenheiro Agrônomo
Código de Ética Profissional do Engenheiro, do Arquiteto e do Engenheiro Agrônomo

São deveres dos profissionais da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia:

. Interessar-se pelo bom público e com tal finalidade contribuir com seus conhecimentos, capacidade e experiência para melhor servir a humanidade.

. Considerar a profissão como alto título de honra e não praticar nem permitir a prática de atos que comprometam a sua dignidade.

. Não cometer ou contribuir para que se cometam injustiças contra colegas.

. Não praticar qualquer ato que, direta ou indiretamente, possa prejudicar legítimos interesses de outros profissionais.

. Não solicitar nem submeter propostas contendo condições que constituam competição de preços por serviços profissionais.

. Atuar dentro da melhor técnica e do mais elevado espírito público, devendo, quando consultor, limitar seus pareceres às matérias específicas que tenham sido objeto da consulta.

. Exercer o trabalho profissional com lealdade, dedicação e honestidade para com seus clientes e empregadores ou chefes, e com espírito de justiça e equidade para com os contratantes e empreiteiros.

. Ter sempre em vista o bem-estar e o progresso funcional dos seus empregados ou subordinados e tratá-los com retidão, justiça e humanidade.

. Colocar-se a par da legislação que rege o exercício profissional da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, visando a cumpri-la corretamente e colaborar para sua atualização e aperfeiçoamento.

(Resolução no 205 de 30/09/71, do CONFEA)