Home » TQS News » Consulta » Dicas » Edição 5 - Março/97
Edição 5 - Março/97

Edição Nº. 5 - Março/97

Sequência de elaboração de projetos

Para aqueles que estão começando a usar os sistemas, eis uma dica para elaboração de projetos com CAD/TQS fornecida por um engenheiro usuário há muitos anos:

  • Monte o esquema do edifício usando o gerenciador.
  • Solicite os desenhos de arquitetura em formato DXF.
  • Copie os DXF para os respectivos diretórios de cada pavimento e converta para o formato DWG TQS. Atribua ao desenho convertido o mesmo nome do pavimento.
  • Apague os elementos de arquitetura que sejam desnecessários para a elaboração do projeto estrutural. Processe a seguir a "Eliminação de blocos não usados". Isto pode reduzir significativamente os desenhos.
  • Usando o editor gráfico, misture o desenho obtido com a semente SEED.DWG do diretório \FORMAS\EXEC. Use o submenu de blocos do menu de edi-ção.
  • Altere as cores dos níveis de arquitetura para uma cor única escura (por exemplo, 5 ou 8) de modo a não atrapalhar a visualização do esquema estrutural.
  • Lance as vigas sempre normalizadas por eixo. Lance os pilares e faça a consistência dentro da entrada gráfica, eliminando eventuais problemas.
  • Lance as lajes por último, em modo automático. Faça agora a consistência com as lajes.
  • Após a extração e processamento do LDF, verifique obrigatoriamente todas as mensagens de erro e avisos emitidos no "Processamento atual". Emita em impressora todos os desenhos de verificação.

Autor: Eng Antonio Carlos Santos Lima. - TQS

Mudança de seção de pilares

A mudança de seção de pilares freqüentemente acarreta alteração da geometria e da distribuição de esforços na estrutura. Por isto, o procedimento comum adotado tem sido o de separar as mudanças de seção em plantas de formas diferentes. O sistema simplesmente reconhecerá o mesmo pilar, pelo seu título, com formatos diferentes ocupando a mesma posição em plantas diferentes.

A Entrada Gráfica de Formas dispõe do recurso "Pilar que nasce em pilar", com duas funções diferentes, não devendo ser usado para detalhar mudanças de seção simples. A primeira função é fazer um pilar nascer sobre um elemento de fundação. Neste caso, a largura do apoio da viga será a da fundação, e não a do pilar. A segunda função, é declarar pilares que se bifurcam. Um dos ramos da bifurcação será definido como uma continuação do pilar com mudança de seção, enquanto o outro ramo será um pilar que nasce em pilar. O detalhamento da ligação, neste caso, deverá ser completado interativamente.

Autor: Eng. Luiz Aurélio F. da Silva - TQS

Picos de diagramas em lajes

Para o dimensionamento econômico de lajes através do processo de grelha, é comum o projetista perseguir um modelo com uma redistribuição razoável de esforços. Assim, é pouco desejável o aparecimento de picos de diagramas de momento e cortante em pontos isolados da grelha.

Mesmo com o uso de critérios de plastificação, é possível a ocorrência de picos, principalmente devido à modelagem inadequada dos apoios. Você pode determinar os picos, através do visualizador de grelhas, e também transferindo os esforços para o CAD/Vigas e observando os diagramas no esquema gráfico de vigas.

A inversão do diagrama de cortantes em uma viga, nas proximidades de um apoio, pode indicar a existência de barras de laje excessivamente rígidas próximas a este apoio. Isto poderá ocorrer se houver barras da laje ligadas ao centro do apoio através de barras rígidas. Use se necessário o Editor Gráfico de Grelhas para modificar o modelo, eliminando ou modificando ligações rígidas junto ao apoio.

Autor: Eng. Marcelo S. Vianna - TQS

Projetos com mais de 99 pilares

O CAD/Pilar processa no máximo 99 pilares por vez. Projetos com mais pilares podem ser divididos da seguinte maneira:

No diretório espacial, edite o arquivo PILAR.LDF:

CAD/PILAR
SELECIONE P1 A P99
FIM

Processe este arquivo e os respectivos pilares. Voltando ao diretório espacial, edite agora o PILAR2.LDF:

CAD/PILAR
DIRETORIO'\TQS\nome\PILAR2'
SELECIONE P100 A Pnnn
FIM

Processe este LDF e a seguir, no diretório especificado no LDF, o arquivo com dados de pilares.

Autor: Eng. Armando Sergio Melchior - TQS

Plotagem

Dada uma linha em um determinado nível em um desenho, com que espessura e cor ela vai ser desenhada no plotter? O programa de plotagem fará a seguinte leitura:

Cada tipo de desenho tem uma tabela de plotagem associada. Os desenhos de formas usam a TABPLT.DAT do diretório \FORMAS\EXEC, enquanto que os de armação, usam a TABPLT.DAT do \NGE\EXEC (NGE 3.0).

Na tabela de plotagem, o nível de desenho da linha está associado à uma pena.

Na configuração do plotter, cada pena tem uma espessura e uma cor.

Autor: Eng. Luiz Aurélio F. da Silva - TQS

Suporte técnico

Não são poucos os engenheiros que perdem tempo precioso no telefone, em contato com a TQS, para a resolução de dúvidas básicas a respeito do funcionamento dos sistemas. Acontece que os sistemas TQS dispõem de auto-treinamentos, chamados a partir de qualquer menu de ajuda dos gerenciadores, que cobrem a maior parte dos comandos usado em produção. O pouco tempo investido para assistir a estes treinamentos será rapidamente recuperado no dia-a-dia de projeto. Lembre-se que o sistema de treinamento pode ser livremente copiado, você pode assisti-lo em casa!

O suporte técnico por telefone da TQS deve ser usado preferencialmente para a resolução de problemas que atrapalhem o andamento de projetos. Anote no papel, antes de telefonar, todas as informações que considerar relevantes ao problema, incluindo a data e versão do seu sistema. Ao telefonar, esteja na frente do micro e fique pronto para responder às perguntas que o engenheiro da TQS lhe fará.

Muitos problemas precisam ser simulados nos computadores da TQS, para serem resolvidos. Neste caso, o suporte por telefone não resolverá o problema de imediato. Envie a descrição do problema e os dados para simulação na TQS através do fax (011) 3083-2798.

Mas a melhor maneira de simular o seu problema na TQS é enviando os dados de forma digital. Reúna os arquivos e/ou diretórios envolvidos, incluindo os de critérios, compacte estes arquivos e envie à TQS em disquetes pelo correio, por modem ou E-Mail, anexando sempre um arquivo do tipo LEIAME.DOC, com a explicação do problema. Hoje um modem custa menos que um par de tênis, e você não precisa ter conta na Internet para transferir um arquivo para o nosso telefone (011) 3064-9412 no horário comercial.

Autor: Eng. Abram Belk - TQS

Interface com o sistema CORBAR

O Corbar é um sistema computacional voltado a otimização, planejamento e controle do corte e dobra das barras de aço empregadas nas estruturas de concreto armado. Algumas empresas construtoras e outras no mercado que prestam serviços de corte e dobra de aço possuem o sistema Corbar. Muitas vezes estas empresas solicitam ao projetista estrutural o arquivo magnético em disquete, correspondente à tabela de ferros de cada planta, para evitar o trabalho de alimentar novamente a tabela de ferros no Corbar. Este arquivo, que é lido diretamente pelo Corbar, tem a seguinte nomenclatura: nnnnpp.PLA. Este arquivo .PLA é gravado apenas quando se seleciona a opção de Gerar Plano de Corte por ocasião da edição de plantas de desenhos de armaduras. Altere sua configuração para a gravação do .PLA e armazene sempre este arquivo juntamente com os demais. Futuramente, quando o cliente solicitar os arquivos para interface com o Corbar não será necessário realizar novamente a extração da tabela de ferros.

Autor: Eng. Nelson Covas - TQS