Home » TQS News » Consulta » Artigos » ArchiStation, novo ponto de vista para projetos arquitetônicos
ArchiStation, novo ponto de vista para projetos arquitetônicos

Eng. Henrique Nardelli Piloni - Edição Nº. 25 - Julho/07

A empresa brasileira HEMERO Software Ltda. acaba de lançar no mercado o ArchiStation, uma plataforma gráfica completa para elaboração de projetos arquitetônicos que auxilia o profissional desde a concepção até a impressão do projeto executivo.

Desenvolvido ao longo de vários anos por uma equipe de arquitetos e engenheiros, foi testado e confrontado com as atuais realidades enfrentadas pelos profissionais no mercado brasileiro, resultando em um programa estável e aprimorado.

Possuindo um sistema CAD de alto desempenho integrado, o ArchiStation é executado diretamente sobre o Windows, evitando gastos com aquisição de outros produtos.

Concepção do projeto

Com objetos arquitetônicos parametrizados, o ArchiStation propicia ao profissional iniciar o estudo do projeto diretamente em ambiente tridimensional, com relativa facilidade. O modo Passeio virtual permite visualizar o modelo em primeira pessoa, simulando uma visita ao edifício, revelando possíveis problemas que podem ser corrigidos ainda em fase de projeto.

O gerenciador de múltiplos pavimentos simplifica a criação de projetos com vários andares, possibilitando repetir e intercalar os pavimentos tipo. Em qualquer alteração realizada na definição de um tipo, todos os pavimentos associados serão imediatamente atualizados, conferindo agilidade para estudos de volumetria e detalhes em fachadas.

Geração automática de plantas cortes e elevações

A partir do modelo tridimensional, é possível obter de forma praticamente automática as plantas baixas, a planta de cobertura, os cortes e elevações. Os desenhos são gerados com grande quantidade de detalhes, como o preenchimento com hachuras nas secções de concreto e alvenaria, linhas tracejadas de acordo com as normas ABNT e notação dos ambientes, com áreas calculadas automaticamente pela detecção de contornos.

Todas as demais ferramentas necessárias para a finalização e impressão do projeto executivo estão incluídas no software, como estilos de traço, criação de blocos, inserção de cotas e preenchimento com hachuras.

Maquetes eletrônicas

O sistema possui uma vasta biblioteca de materiais, que podem ser modificados e aplicados aos objetos do desenho com uma simples operação “arrastar e soltar”, e o mapeamento das texturas é automático. Você poderá criar sua própria coleção de materiais e salvar em arquivo para usar em outros projetos.

O ArchiStation pode se conectar ao POV-RayTM, software gratuito que gera imagens processadas por técnicas ray-tracing. A qualquer momento, mesmo na fase de concepção do projeto, é possível obter uma imagem do modelo tridimensional com aplicação de texturas, sombras, brilhos, reflexos, transparências, refração, radiosidade, efeitos de fótons e atmosféricos.

Cálculo da posição do Sol

Configurando as coordenadas de latitude e longitude do terreno, e apontando a direção do Norte, é possível obter com precisão a posição do Sol em qualquer hora do dia e época do ano. A luz do Sol aplicada na geração de imagens foto-realistas pode revelar a sombra projetada pelos edifícios e permitir o estudo da insolação direta nos ambientes internos.

Conclusão

O ArchiStation reúne todas as ferramentas necessárias para a criação, avaliação, apresentação e finalização de projetos arquitetônicos em uma única plataforma fácil de usar e de custo acessível, fazendo do programa uma solução completa para projetos de arquitetura.

Maiores informações pelo site www.hemero.com.br ou pelo telefone (45) 3565-1469.

Requisitos do sistema

Hardware: • Processador Intel Pentium ou 100% compatível, com velocidade mínima de 1.0 Ghz • 256 MB de memória RAM • 10 GB de disco rígido • Placa de vídeo com 64 MB de memória dedicada, resolução mínima de 800x600, compatível com as especificações OpenGL 1.1 • Drive de CD-ROM 4x • Mouse Microsoft ou compatível Software: Windows 98 ou superior.