Home » Conheça os Sistemas CAD/TQS » Análise Estrutural » Análise de Resultados

Transparência

A análise do comportamento estrutural de um edifício calculado por um sistema computacional não é uma tarefa simples. O Engenheiro precisa certificar se os resultados obtidos estão de acordo com o esperado, e ter controle e segurança dos cálculos realizados pelo computador.

E para que isto se torne possível, é necessário ter em mãos todas as variáveis que foram utilizadas e calculadas durante o processamento da estrutura. A interpretação correta dos resultados obtidos durante a análise estrutural é fundamental para que o projeto seja bem executado.

No sistema CAD/TQS, todos os resultados, inclusive os parciais, são apresentados de forma clara e transparente. Tudo pode ser acessado ou visualizado.

Através de editores interativos, relatórios e visualizadores gráficos toda as informações da análise da estrutura podem ser checadas minuciosamente.

Edição Interativa de Dados

Baseado no lançamento de dados executado pelo Engenheiro durante a concepção estrutural, o sistema CAD/TQS gera automaticamente modelos estruturais (grelha e pórtico espacial) necessários para que o edifício seja analisado no computador.

Os dados de ambos os modelos, grelha e pórtico espacial, podem ser visualizados e editados através de editores interativos. É possível checar, por exemplo, as características de cada uma das barras geradas pelo sistema: conectividade dos nós, seção, material, cargas, etc. Enfim, o Engenheiro tem o controle total de como o edifício está sendo simulado no sistema.

visualizadores dos modelos em 3D que auxiliam a verificar como a geometria e rigidezes de cada um dos elementos foram considerados.

Relatórios completos e detalhados

Através de relatórios completos e detalhados, é possível acompanhar passo-a-passo como o resultado final foi obtido. Por exemplo, no dimensionamento de pilares, há o relatório de montagem de carregamento através do qual pode-se detectar como a armadura de um lance de pilar foi dimensionada.

Visualizadores Gráficos

O sistema CAD/TQS dispões de diversos visualizadores gráficos que possibilitam que toda a análise de resultados possa ser realizada de forma 100% gráfica, facilitando enormemente a interpretação do comportamento da estrutura.

Através dos visualizadores de grelha e pórtico espacial, é possível visualizar diagramas de deslocamentos, esforços (força normal, forças cortantes, momento torçor e momentos fletores), as reações de apoio e as cargas aplicadas.

A escala dos diagramas, o controle do tamanho e precisão dos valores, a visualização de elementos por tipo e direção é controlada por parâmetros que podem ser ligados e desligados a qualquer momento.

A visualização pode ser feita por diversos tipos de vista: espacial, lateral, em planta ou em uma perspectiva qualquer.

Todos os diagramas podem ser visualizados através de um esquema de gradiente de cores.


A visualização de isovalores de deslocamentos também pode ser desenhada com regiões preenchidas.

Através de cercas, é possível selecionar graficamente uma região da estrutura a ser visualizada.

Além de todos os casos de carregamentos e combinações (ELU e ELS), é possível também visualizar diagramas correspondentes as envoltórias.

Na visualização de pavimentos por grelha, é possível montar curvas de isovalores, que facilitam a interpretação de como os deslocamentos e esforços estão se propagando pelo pavimento.

Os esforços máximos e mínimos oriundos do cálculo com a consideração do efeito Wood&Armer também podem ser visualizados graficamente.

Na visualização do pórtico espacial, é possível fazer a seleção dos pisos a serem mostrados.

Há também a visualização gráfica dos resultados em pilares.

No caso da análise em serviço de flechas e fissuração num pavimento (que será apresentado posteriormente), existe um visualizador específico através do qual é possível visualizar graficamente as armaduras, as flechas imediatas, as flechas após a construção das alvenarias, as flechas totais com fluência e as aberturas de fissuras. Além disso, há um modo de visualização que facilita bastante a verificação se os deslocamentos nas vigas, lajes e paredes estão dentro dos limites especificados pela NBR6118:2003.

No caso da análise de vibrações, tanto na grelha como no pórtico espacial, há visualizadores especiais que possibilitam checar cada um dos modos de vibração graficamente.