Home » Conheça os Sistemas CAD/TQS » Sistemas Complementares » Alvenaria Estrutural - CAD/Alvest

Software integrado para projetos de alvenaria estrutural (blocos de concreto e cerâmico) que incorpora uma análise avançada, dimensionamento, detalhamento e geração automática de desenhos de paredes em planta e elevação de forma prática e produtiva.

Foco

Possui entrada de dados orientada à elaboração de projetos de alvenaria estrutural. Os modelos e análises são direcionados para o cálculo de estruturas de alvenaria. Os desenhos são gerados de acordo com a prática de projetos.

Normas

Atendimento às principais normas técnicas ABNT, entre elas a NBR 15961-1:2011, NBR 15812-1:2010, NBR 6123 e NBR 8681.

Produtividade

Após a concepção, todas as etapas do projeto são processadas de forma automatizada*, tais como inserção das principais armaduras construtivas, modelagem, verificações de paredes, dimensionamento, detalhamento e desenho das vergas e lintéis, desenhos de paredes em elevação, 1ª e 2ª fiadas, entre outros.

Transparência

É possível verificar com detalhes, em cada etapa, todos os resultados emitidos pelo software.

Controle

Inúmeros parâmetros disponíveis permitem que o projeto seja elaborado de acordo com os critérios requeridos por cada engenheiro.

Concepção Estrutural

Entrada Gráfica

Lançamento gráfico de todo o edifício (identificação, elementos estruturais e ações) num único editor. Comandos direcionados para blocos, aberturas, definição de subestruturas de forma eficiente e definição de cargas. Importação de desenhos externos (DWG-ACAD®, DXF) como referência para o lançamento. Verificação de consistência de dados. Captura automática. Seleção inteligente por filtro. Renumeração automática de elementos.

Biblioteca de Blocos

Definição de banco de dados de fabricantes de blocos com suas respectivas famílias identificadas pelas suas dimensões, título, características geométricas, vistas em planta, transversal e longitudinal, etc.

Ações

Peso-próprio automático. Vento: geração automática segundo a NBR 6123 e cálculo de coeficiente de arrasto. Imperfeição geométrica global e local. Qualquer tipo de ação permanente ou variável adicional. Carga concentrada, linear ou por área.

Elementos Resistentes

Definição de subestruturas (“cercas”) para a identificação do conjunto de paredes que resistirão às cargas verticais e horizontais.

Visualização 3D

Visualização 3D completa de todos os elementos. Controle de cores, transparência, reflexo e iluminação. Seleção por piso e tipo de elemento. Navegação virtual por dentro da estrutura. Gravação de animações. Geração de planos de corte. Vistas catalogadas.

Análise Estrutural

Combinações de Ações

Geração automática de todas as combinações de acordo com a NBR 8681. Edição de todos os ponderadores (γf1, γf2, γf3). Possibilidade de redução de sobrecargas.

Cálculo de Solicitações

Ações verticais: Distribuição das cargas das lajes para as paredes, propagação das cargas nas paredes governada por parâmetros locais e globais.

Ações horizontais: Distribuição das cargas nas paredes por processo simplificado ou pórtico espacial. Modelo de pórtico considera efeito de diafragma rígido devido às lajes, presença de lintéis resistentes à flexão, excentricidades de cargas e geometria assimétrica.

Estabilidade Global

Cálculo dos parâmetros de estabilidade α e γz. Ponderação dos efeitos gerados por ações horizontais.

Visualizadores

Visualização gráfica completa de diagramas de esforços, deslocamentos e tensões. Seleção por piso, cerca, direção e tipo de elemento.

Transferência para Estrutura de Concreto Armado

As ações verticais e horizontais na base das paredes, para cada carregamento, são transferidas automaticamente para a estrutura de concreto armado definida no software CAD/TQS.

Efeito “Arco”

Majoração das solicitações nas paredes para a consideração simplificada do efeito “arco” realizada e controlada por parâmetros de projeto.

Dimensionamento & Verificações

Dimensionamento - Paredes

Dimensionamento (ELU) de paredes de alvenaria não armadas à compressão simples, flexo-compressão e cisalhamento. Dimensionamento (ELU) de paredes armadas à flexão composta oblíqua e ao cisalhamento. A seção transversal da parede pode ter o formato qualquer, com ou sem graute, com ou sem armaduras. Consideração de esbeltez. É realizada a verificação de armaduras mínimas e máximas.

Dimensionamento - Lintéis e Vergas

Dimensionamento (ELU) de lintéis e vergas à flexão simples e ao cisalhamento. Seção transversal de formato qualquer totalmente ou parcialmente grauteado.

Lajes

Lançamento de lajes planas e nervuradas e distribuição das cargas verticais para as paredes portantes.

Verificações – ELS

Verificação de deslocamento horizontal limite.

Apresentação de Resultados

Relatórios alfanuméricos e desenhos contendo a representação gráfica dos valores de solicitações, distribuição de cargas das lajes, tensões normais e tangenciais atuantes nas paredes, envoltória de “fp” e armaduras necessárias ao dimensionamento.

Verificação Gráfica Interativa

Editor gráfico para verificação de uma seção transversal armada qualquer, submetida à flexão composta oblíqua considerando a presença do bloco, graute e armaduras. Traçado da curva de interação Nd, Mxd e Myd.

Desenhos & Gerenciamento de Documentos

Desenhos de Fiadas

Desenhos das alvenarias em planta para a 1ª e 2ª fiada com a identificação de cada parede, grautes, juntas verticais, aberturas de portas e janelas e armaduras existentes.

Desenhos de Elevações e Cortes

Desenhos completos de todas as paredes de alvenaria em elevação, corte e planta já considerando o graute existente, armaduras, juntas horizontais e verticais, aberturas e elementos especiais.

Quantitativo de Materiais e Custos

Apresentação da lista completa de materiais por parede e totalizado (bloco, graute, argamassa, armaduras, etc.) em arquivos de desenho e relatórios. Geração de tabela com materiais e estimativa de custos por piso e global.

Plotagem

Impressão direta dos desenhos gerados em impressora e/ou plotter. Geração de arquivos PLT, PDF, DXF e DWF. Total controle de espessuras de penas, cores e hachuras através do gerenciador de plotagem.

Controle de Emissão de Plantas (CEP) e (SCP)

O CEP controla a emissão de plantas com o gerenciamento automático de revisões e backup. O SCP trata o serviço de compartilhamento do projeto numa rede de computadores.